GASTRONOMIA

Chocolate… Eu quero chocolate!

em casa, todos me amolam pelo fato de eu ser uma chocólatra incontrolável. também… para quem faz coleção de copinhos de nutella não é para menos, néahm?! ¬¬
lembrando que tenho tendência a diabetes pois, meu avô paterno morreu por diabetes mas, gente, não consigo… é maior do que eu! só que, o motivo desse post não é falar da minha tara por chocolate, não!
encontrei no terra uma matéria legal a respeito de chocolate e, resolvi postar aqui:

Foi comprovado, cientificamente, que o chocolate protege o coração. O mérito é dos flavonóides, substâncias presentes em maior quantidade no chocolate amargo e que exercem uma ação antiinflamatória, evitando a formação de placas de gordura nos vasos sangüíneos.
Essa é uma ótima desculpa para quem adora comer escondido um bombom todo dia. Mas há outra boa razão para não abrir mão da guloseima: a capacidade que essa delícia tem de salvar uma relação.
Comer chocolate ajuda a deixar as pessoas mais carinhosas e abertas ao amor. Alguns pesquisadores acreditam que o hábito chega até mesmo a influenciar a libido da mulher.
Vale lembrar, porém, que chocólatras não existem, porque essa delícia não vicia. Nosso nível de serotonina aumenta logo depois que ingerimos um bombom, por exemplo, mas se estabiliza em pouco tempo.
Mais curiosidades sobre essa guloseima popular:
As mulheres são mais propensas a comprar os chocolates pequenos e arredondados, enquanto os homens preferem as barras grandes.
O cacaueiro de onde provém o chocolate é cientificamente chamado Theobroma cacao e significa alimento dos deuses.
O chocolate era um artigo de luxo. Ele se desenvolveu na América Central dos maias e uso era exclusivo dos reis, nobres e sacerdotes. No México, era ingerido sob a forma líquida e era restrito aos homens. Para os astecas, o cacau era considerado uma moeda corrente. Foi o conquistador Hernán Cortés que levou o cacau para a Europa, tornando-o popular a partir do século XVIII.
O chocolate corre risco de extinção, uma vez que o cacau, sua matéria-prima, não consegue suprir a demanda. Os cacaueiros ocupam países pobres e sem recursos para combater as pragas, como ocorre na África, responsável por 65% da produção mundial.
O brasileiro consome 1,8 kg de chocolate por ano, o argentino 3,6 kg e o americano, 4,6 kg.

viu, gente! não sou chocólatra… vício por chocolate não existeee! o que existe é o desejo de aumentar a serotonina! hahahahaha… duvido que você não seja como eu! ¬¬

Paulistana do signo de libra (em 02/10), que é casada e mãe coruja, e que ♥ adora chocolate, nerdiar na internet, ouvir música e viajar! Clica aqui para saber mais!

23 Comentários

  • vanessa

    haha sou chocolatra.. fanatica.. todo dia tem que ter várias barras de chocolate… e só chocolate branco.. chocolate preto pra mim não presta… ainda bem que eu sou esportista, senão já estava gorda.. hehe.. ao menos serve como um grande incentivo para não ficar sedentária.. e com muita escovação de dente e fluor pra nao ficar com os dentes ruins! hehehe bjos

  • Luly

    Eu já fui *viciada* em chocolate… Era uma coisa horrível… 12 horas sem comer/tomar ou sei lá alguma coisa de chocolate (branco não serve, só preto) e eu passava mal… Teve época que parei a comer menos comida de verdade pra comer mais chocolate. Eu comprava escondida das minhas amigas no recreio, senão elas não deixavam!!
    Mas agora eu me cureeeeeei e chocolate pra mim é só mais uma paixão… Apesar de que eu NUNCA fico sem chomer um chocolatim, não começo a sentir dor de cabeça ou tremer se ficar!!
    E somos felizes assim o/

  • Angélica Melo

    [Comment ID #407 Will Be Quoted Here]

    eu também como muito mais que 1,8kg, ingrid! aliás, como o triplo disso… só em nutella eu já devo ter ganho uns 2 ou 3 quilinhos!
    :?

  • Ingrid

    eu nao como só 1,8kg de chocolate
    devo comer mais de 10kg ao ano….8O
    aaaaaaaaaaaaammmmmooooooooooo chocolate
    :D

  • Angélica Melo

    [Comment ID #397 Will Be Quoted Here]

    hum… min… sempre que volto a esse post, me dá vontade de comer choc, choc, choc, choc, choc, choc, chocolateee!
    :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

  • Yasmin

    Chocolaaaaaaaaaate (Biscoiiiiiiiito). Hehehehehe! :lol:

    Amo³ chocolate!

    Então, agora sei que não sou viciada em chocolate. :D

    Beijão!

  • Angélica Melo

    [Comment ID #388 Will Be Quoted Here]

    ai, natasha… nem consigo descrever a sensação de comer chocolate! nessas horas a gente nem pensa nas gorduras! pelo menos, eu não penso… elas somem das minhas idéias!!!
    8O :lol: :mrgreen:

  • Angélica Melo

    [Comment ID #387 Will Be Quoted Here]

    nana, e olha que eu estou querendo perder umas gordurinhas… acho que estou levando vocês para o mal caminho!
    8O

  • Angélica Melo

    [Comment ID #381 Will Be Quoted Here]

    ah, daf, essa foi a melhor foto que encontrei e, HERSHEYS?!?!?! não me atiça, dafne! já estou aqui babando por um tequinho desse aí da foto!!!
    :(

  • Natasha

    Oii!
    Tudo bem?

    Nossaaa, só de olhar a foto já me deu água na boca! hauahaua
    Realmente chocolate é tudo de bom. E é muuito bom saber que faz bem pra alguma coisa, néé, pelo menos não engordo uns quilinhos de bobeira. :D

    Beijinhoos!
    Bom final de semana.

  • Nana Barros

    Ai, Deusdocéus! Primeiro a Frittela, e agora chocolate… mulheeeeeeeer! Minha dieta vai pro espaço e é culpa sua! rs. Brincadeira!

    Olha… eu já tinha lido sobre os benefícios do chocolate, principalmente o amargo e confirmei tudo com a minha nutricionista. É tão verdade que a própria dieta que ela me passou tem uma dose diária de chocolate meio amargo. Mas a dose é beeeeeem pequena! É um quadradinho da barra POR DIA! Não é mole não… no começo tinha que me segurar pra não ENGOLIR a barra toda… agora já acostumei.

    Beijo

  • jhessy

    Olha por encrivel que pareça odeio choclate preto MAS AMO O BRANO mas tudo é chocolate, sua serotonina é enorme nhé?uhuhuhuhuuhuh!
    bjos

  • OiYes

    Olhando esta foto deu até vontade de ir comprar um barra de chocolate no supermercado. Como uma barra inteira de 160g em menos de 10 minutos fácim fácim, nem noto… e se for assistindo TV então, aí sim é que nem noto mesmo.

  • Dafne

    Essa imagem que vc escolheu está linda e convidativa, hein?! Eu bem pegaria um pedaço para comer agora mesmo! Hehehehehehehehe…

    Já li diversas matérias falando que o chocolate não é esse vilão que o povo pensa que é. Mas comer um pedacinho minusculo e meio amargo não me agrada!
    Quero uma barra de Cookies’n’Cream da Hersheys!!!

    Beijos

  • Dani Danczuk

    Eu sou chocólatra e também tenho uma coleção de copos de nutella… ahhahaha
    Se algum dia, me oferecerem chocolate e eu não aceitar, é porque estou doente… rs