Maternidade

É (sempre) melhor prevenir do que remediar!

Tem gente que pensa que, estando em casa, as crianças estão 100% seguras contra qualquer tipo de acidente… E é aí que mora o perigo! Não é o simples fato de estar em casa que nos ausenta da responsabilidade de tomar alguns cuidados. Dentro das nossas próprias casas podem estar escondidas as mais perigosas armadilhas que ameaçam nossos pequenos!

A ONG Criança Segura (organização não governamental, sem fins lucrativos, que tem como missão promover a prevenção de acidentes com crianças e adolescentes de até 14 anos) criou um guia animado que nos alerta contra vários tipos de acidentes domésticos!

E navegando por esse guia, encontrei e selecionei alguns acidentes dos quais já aconteceram aqui em casa, e até mesmo alguns que conseguimos evitar!

Piscina

Só em pensar no perigo que uma criança corre estando sem proteção próxima a uma piscina, eu entro em pânico! Na casa dos meus pais tem uma, e antes mesmo de eu me casar, sair de casa e ter o Diguinho, ela já havia sido cercada por um murinho com portão! Mesmo assim, me arrepio quando o Diguinho chega perto dela!

Baldes, bacias ou banheiras

Já ouvi falar de histórias absurdas de crianças desacompanhadas que caíram de cabeça dentro de baldes cheios d’água e morreram afogadas! A lavanderia daqui de casa é usada por mim e por algumas tias da minha mãe que também moram no quintal. Faço a minha parte para não deixar na vista do Diguinho baldes com água. Só não posso exigir o mesmo delas! Por isso, sempre fico de antena ligada quando ele sai no quintal para brincar!

Posição segura: berço e cercado

Eu sempre achei que a posição mais segura para deixar um bebê no berço era de lado! Hoje, ouço que o certo é barriga para cima… Confesso que já passei vários apuros envolvendo berço e cercado! O apuro com o berço foi logo após o nascimento do Diguinho! Me ausentei do quarto, onde fica o berço dele, e por um súbito de preocupação, voltei e encontrei o Diguinho engasgado! Corri para o marido que, por Deus, conseguiu desengasgá-lo! Até hoje, não sei o que houve aquele dia! Com cercado, o apuro foi o de eu esquecer brinquedos dentro, o Diguinho trepar em cima e se esborrachar de cabeça no chão! Morri e ressucitei ><'

Panela no fogo

Criança quando começa a andar, procura por coisas para bagunçar! E, ultimamente, nem o fogão vem tendo descanso. Dias atrás, Diguinho tentou puxar uma panela que estava no fogo e com a alça para fora… Se liga, mamãe!

Tomada

O Diguinho é do tipo de criança que, mesmo se machucando, não aprende! Já levou choque numa tomada desprotegida daqui de casa, e mesmo assim, fica caçando sarna para se coçar! Sorte que a maioria das tomadas estão fora do alcance dele: escondi todas com aquela proteção de encaixar!

Janela

As janelas de casa não ameaçam a segurança do Diguinho. Mas, na casa da minha sogra (em cima da minha), o perigo está sempre presente! Assim que conseguírmos instalar telas de segurança, a gente volta a abrir a janela sem preocupação! Enquanto isso, elas permanecerão fechadas quando ele estiver por perto!

Escada

Além de uma ameaçadora lavanderia no quintal, uma escada (que sobe para a casa da minha sogra) me tira o sossego. E pior, ela não tem portão de proteção e o Diguinho vive querendo se aventurar nela. Moral: antenas ligadas mode on!

Plantas venenosas

Como se já não bastasse uma lavanderia e uma escada ameaçadoras, o quintal de casa conta também com diversas plantas das minhas tias… Morro de medo de o Diguinho inventar de querer degustar alguma delas, na curiosidade infinita dele! Nada contra as plantinhas… Mas também, nada a favor!

Produtos de limpeza

Os meus ficavam debaixo da pia da cozinha… Até o dia em que o Diguinho resolveu abrir incessantemente as portas e desfilar com eles pela casa! Guardei tudo em um armário beeem alto, longe dele!

No guia animado vocês encontram outros tipos de acidentes domésticos que devem ser evitados! Além dos acidentes citados no guia, a ONG alerta também contra outros tipos de acidentes como atropelamentos, descuidos com bicicletas, patins e skates, desatenção com crianças dentro de carro, brincadeiras em parquinhos e até em transportes escolares! Todo cuidado é pouco!

Paulistana do signo de libra (em 02/10), que é casada e mãe coruja, e que ♥ adora chocolate, nerdiar na internet, ouvir música e viajar! Clica aqui para saber mais!

2 Comentários

  • Dafne

    Ja soube de histórias super tristes de acidentes domésticos! É sempre bom evitar e tomar todas as precauções. ;)
    Beijos

  • Karina

    Oi flor tudo bem?
    Fiz um meme no blog e indiquei vc para participar ;p
    “MEME: TOP 6 MÚSICAS FAVORITAS ”

    Beijos Ká