SAÚDE

Boehringer Ingelheim: Asma e Bronquite

A companhia farmacêutica alemã Boehringer Ingelheim convidou algumas mamães blogueiras, no final do mês passado (dia 24/08), para discutirem e se aprofundarem a respeito da asma e da bronquite, doenças que nos pegam desprevenidos! O encontro ganhou o simpático nome de Mamães da Rede! Recebi o convite, mas infelizmente não pude marcar presença :(
Fico chateada quando não consigo participar de encontros, cujos temas abordados são sobre saúde… Informação, quando dada com cuidado e responsabilidade, é sempre bem vinda! O bom é que, mesmo sem participar, recebi todo o material do batepapo para poder compartilhar com vocês :)

O encontro aconteceu no edifício da própria Boehringer Ingelheim!

E a recepção, como sempre, foi bastante calorosa (e saborosa :)

Comandado pela Dra. Letícia Orsatti, o batepapo girou em torno de doenças respiratórias na infância!

Mesmo sendo uma doença comum, a asma exige uma terapia adequada e bem controlada! Do contrário, a qualidade de vida do paciente corre perigo, ocasionando uma série de restrições às suas atividades! Acredite ou não, mas a asma pode aparecer (em alguns casos) por fatores emocionais, além de fatores externos! As causas podem ser predisposição genética, mudanças climáticas, infecções virais, fumaça de cigarro, poeira doméstica, ácaros, fungos, animais, pólens, produtos químicos… Variando de pessoa para pessoa!
A asma, nada mais é do que uma doença inflamatória crônica, que deve ser cuidada com medicamentos que combatam a inflamação (sempre com orientação médica) e que ainda não tem cura… Porém, ela pode ser controlada!

Estima-se que só no Brasil existam aproximadamente 20 milhões de asmáticos, com um aumento significativo nas crianças! Em algumas das crianças com asma, os sintomas desaparecem ao longo do tempo. Já em outras, os sintomas precisam ser controlados através de medicamentos, para que as crises diminuam!

A asma apresenta sintomas como chiado no peito, falta de ar, pressão torácica e tosse seca (que ocorrem principalmente a noite ou no início da manhã), e são consequência da obstrução das vias aéreas causada. Durante a crise, expirar é mais difícil do que inspirar! Isso acontece porque o ar permanece nos pulmões provocando a sensação de sufoco.

Já que Asma não tem cura, vamos ao tratamento!

Geralmente, o tratamento da asma é feito através de três tipos de abordagens:

  • Ação Educativa: entendimento sobre a doença, seus tratamentos, efeitos colaterais, uso correto de dispositivos inalatórios e saber quais são os fatores externos que podem desencadear a crise da criança;
  • Cuidados Ambientais: evitar baixa umidade ou exposição em dias com muita poluição, além do contato com cigarro;
  • Tratamento com medicamentos: as medicações para asma podem ser classificadas em duas categorias – medicações de controle/prevenção e para alívio das crises. Podem ser usadas por via oral, inalatória ou injetáveis a critério do médico.

Aerossol ou spray

O uso do aerossol, também conhecido como spray ou ‘bombinha’ (via de administração inalatória) é cercado de muitos mitos! Na realidade, o uso da ‘bombinha’ traz benefícios como uma dose precisa devido à melhor concentração no pulmão, e pode ser usado por pessoas de todas as idades, desde que indicado e prescrito por um médico (crianças menores de 5 anos podem usar a ‘bombinha’ com a ajuda de um espaçador).
Além dos benefícios, a ‘bombinha’ tem vantagens como:

  • Efeitos quase imediatos, devido à rapidez com que os medicamentos chegam ao local de ação (interessante no resgate da crise);
  • Comodidade: muitas vezes evita uma ida ao hospital e ao pronto socorro;
  • O efeito é atingido por pequenas doses;
  • Segurança no tratamento.

Mamães blogueiras reunidas…

…é sinal de informação disponível e compartilhada, sem dúvida!

No finas das contas, todas ganharam muitos mimos, além de reconhecimento :)

A Boehringer Ingelheim possui uma fanpage institucional chamada Ajudar é o Melhor Remédio, com mais de 600 mil fãs engajados em compartilhar informações sobre saúde, bem estar e ações ligadas à prestação de serviço, e claro, tudo bem relacionado aos valores da Boehringer: empatia, respeito, paixão e confiança.

Sobre a Boehringer Ingelheim

A Boehringer Ingelheim é uma das 20 principais empresas farmacêuticas e a maior farmacêutica de capital fechado do mundo. Há 127 anos, a empresa familiar mantém o compromisso com pesquisa, desenvolvimento, fabricação e comercialização de novos produtos de alto valor terapêutico para a medicina humana e animal.
No Brasil, a Boehringer Ingelheim possui um escritório em São Paulo e uma fábrica em Itapecerica da Serra. Há 57 anos no país, a empresa estabelece parcerias com instituições locais e internacionais que promovem o desenvolvimento educacional, social e profissional da população.
Para mais informações, visite www.boehringer-ingelheim.com

Paulistana do signo de libra (em 02/10), que é casada e mãe coruja, e que ♥ adora chocolate, nerdiar na internet, ouvir música e viajar! Clica aqui para saber mais!