Maternidade

Como você castiga?

A cada dia que passa, o Diguinho aparece com novas e irreverentes formas de birras e malcriações! Ele já entrou naquela fase de achar que berrar, pular, se jogar no chão ou se endurecer todinho vai adiantar alguma coisa e nos fazer mudar de opinião, deixando ele fazer o que bem quer…
Mas, as birras não ficam só nisso! Ele descobriu diferentes maneiras de nos enfrentar, como parar à nossa frente e cruzar os braços (se negando a nos obedecer), nos olhar nos olhos e lascar um arranhão (na primeira parte do nosso corpo que ele alcançar) ou até mesmo soltar frases do tipo: “Pára, mãe, tá ‘maluco’?!” #amamaepira
Que mãe ou pai não ‘perde as estribeiras’ diante de uma situação dessa?! E é aí que o castigo come solto!

Ser uma boa mãe ou um bom pai não significa abrir mão do castigo e deixar os filhos fazerem o que querem, não! De jeito nenhum! A questão é que, muita gente encara o castigo como uma coisa ruim para as crianças… E, no meu ponto de vista, o castigo nada mais é do que uma lição que toda mãe e todo pai deve aplicar em casa, mas de maneira coerente!

Foto: Pinterest

Confesso que às vezes saio do sério, diante de algumas atitudes que o Diguinho tem! Seja em casa ou em lugares públicos… Uma coisa que eu procuro sempre seguir são as orientações dadas pela Jo Frost (que muito se assemelha ao que a Cris Poli acredita ser correto)!
Pode até parecer difícil, mas ter paciência, colocar limites, estabelecer regras a serem seguidas, evitar impor nossa vontade a força, manter as regras até o fim e falar com autoridade e amor são peças-chave na hora de educar e ensinar aos nossos filhos o que se deve ou não fazer!

Daí, um ou outro me pergunta: “Mas, Angélica, a mão não coça, de vontade de dar aquele tapinha?!” E eu respondo: “Coça, claro que coça!” Aliás, quando a situação parece não ter solução, sempre escapa um tapinha ou outro… Maaas, é chegada a hora de respirar (beeem) fundo e continuar seguindo as orientações dadas por Jo e Cris! Rs…
E já que bater não resolve nada, o jeito mesmo é colocar o desobediente de castigo, longe de tudo e de todos! É o que fazemos aqui em casa! E, por um lado, até que resolve! Graças a Deus o Diguinho não faz o tipo ‘difícil’ e, acreditem ou não, ele sempre respeita nossa imposição de ficar lá, sentado! O máximo que ele faz é se desfazer em lágrimas…
Assim que o tempo que estipulamos passa, nós nos aproximamos dele, afim de explicar o motivo de ele estar no castigo… E, claro, ele sempre sabe o motivo (inteligência absurda, que nos surpreende, por ter apenas 2 anos de idade)! O duro é que, mesmo sabendo o que está errado, a desobediência é contínua ><' O mais inacreditável é que, isso tudo acaba tendo um lado cômico: ele sempre acha que se desculpando se livra do castigo (pede desculpas e sai andando)! Rs…
#vidademae #maesofre

Paulistana do signo de libra (em 02/10), que é casada e mãe coruja, e que ♥ adora chocolate, nerdiar na internet, ouvir música e viajar! Clica aqui para saber mais!