Leitura

KIDS in: Café com Blog (Segunda Edição)

Se lembram que, fui convidada pela revista KIDS in para participar da primeira edição do Café com Blog, e discutir o assunto vida profissional depois da chegada dos filhos?! Pois bem… Com certeza, vocês se lembrarão também que, fiquei de fora pelo fato de o meu perfil não ter se encaixado na pauta do batepapo…

1ª Edição do Café com Blog
1ª Edição do Café com Blog – Vida profissional depois da chegada dos filhos

Passado algum tempo, recebi um outro convite da Cynthia (diretora do portal e da revista KIDS in), me convocando para participar de um novo encontro, cujo assunto seria consumo infantil! Dessa vez, sim, o meu perfil se encaixou na pauta do batepapo, e participei do encontro, que foi comandado pela própria Cynthia e que contou com a presença de mais 3 blogueiras materníssimas: Carol do Nina Ensina, Mariana do Pequeno Guia Prático para Mães sem Prática e Renata do 4Moms :)

Antes de qualquer coisa, eu preciso contar que, o batepapo foi regado a docinhos da Piece of Cake!

A Cynthia fez questão de deixar o ambiente todo fofo e eu quase morri com tanto Kit Kat x)

Se, aquele dia, tivéssemos mais tempo, teríamos ficado por lá até agora, trocando muita idéia! Principalmente pelo fato de que o assunto consumo infantil rende muito ‘pano para manga’…
Um dos assuntos que mais discutimos durante a conversa foi o de a publicidade infantil sobrecarregar demais as programações diárias da tv! Os telespectadores do Discovery Kids que o digam… Eu sou uma das mães que assiste ao Discovery Kids por tabela (o Discovery Kids é o canal favorito do Diguinho)! Cada série tem meia hora de duração, na grade de programação, sendo que quase metade desse tempo é preenchido com propagandas de brinquedos! Eu até entendo que o canal precisa das publicidades para se manter, mas como a própria Carol Baggio comentou, durante a nossa conversa, “É tanta propaganda e tanta interrupção que a criança mal consegue se concentrar na história!” E é óbvio que eu concordo com isso!

O incentivo ao consumo infantil na tv já virou uma avalanche! É tudo muito abusivo e apelativo, diga-se de passagem! E, segundo a própria Mariana Zanotto, não foi à toa que a filha dela chegou a pedir que ela comprasse uma embalagem de Pato Purific… Mais abusivo que isso, só mesmo a apelação usada pelas produções de publicidade, como no último comercial de Cheetos, por exemplo (essa pérola nós nem chegamos a discutir)! Quem já viu, sabe que estou me referindo ao incentivo a comportamentos mal-criados que o comercial sugere que as crianças pratiquem em casa! Quem não viu, pode procurar no YouTube porque, eu me recuso a mostrar aqui. O pior nisso tudo é o Discovery Kids veicular esse tipo de comercial ¬¬

Eu disse, lá em cima, que teríamos ficado por lá até agora, falando sobre o maldito consumo infantil!… Tanto que, nossa conversa tomou vários rumos! A Renata Costa colocou em questão o fato de que ser criança à moda antiga é bom! Ela nos fez lembrar que, na nossa infância, tivemos a oportunidade de experimentar comidas gostosas, ganhar brinquedos inovadores e tudo mais (pelo menos, na minha infância, foi assim)! Na minha interpretação, devemos sim dar aos nossos filhos oportunidades à coisas novas! Porém, sem nos esquecer de que nós, como pais, devemos impôr limites e fazer escolhas que sejam saudáveis!
Já eu, coloquei em pauta o fato de que é difícil fazer a família à nossa volta seguir as escolhas feitas por nós, e falar o tão desagradável ‘não’! É complicado dizer a um parente que ele não pode mimar nosso filho, principalmente pelo fato de que se tratam de pessoas das quais gostamos e com as quais teremos de conviver! Comigo, isso acontece, e muito! Até cheguei a reclamar de determinadas situações envolvendo parentes… Rs…

Resumindo, o ‘não’ faz parte da educação dos nossos filhos! Principalmente na questão do ‘quero isso, quero aquilo’! Eles precisam saber, desde pequenos, que dinheiro não vem fácil! É preciso suar, e muito, para conseguí-lo! Quanto às avalanches de publicidades infantis, o que temos de fazer é mostrar às empresas que não aceitamos esse tipo de postura, por parte delas! E já que essa segunda edição do Café com Blog, da qual participei, abordou justamente este assunto, aproveito para dizer que, logo irei falar aqui no blog a respeito do que podemos fazer para evitar que nossas crianças sejam alvo de tanta publicidade ;)

Paulistana do signo de libra (em 02/10), que é casada e mãe coruja, e que ♥ adora chocolate, nerdiar na internet, ouvir música e viajar! Clica aqui para saber mais!

3 Comentários