SAÚDE

Coppertone: Verão com proteção

Pode até ser vergonhoso para mim, mas devo admitir que morro de preguiça de cuidar da minha pele quando o assunto é protetor solar! Se eu já não tenho o hábito de cuidar dela usando hidratantes, que dirá usando protetor solar…

Eis que, por ironia do destino (rs), fui convidada pela Coppertone® para participar de um batepapo sobre os cuidados especiais que devemos ter com a nossa pele! E um dos principais focos era a pele delicada das crianças!

As mamães blogueiras que marcaram presença no encontro (que rolou no dia 22/10) foram recebidas com um café da manhã, recheado de coisas gostosas, lá no Buffet Casa Amarela!

Infelizmente, eu não pude participar… Mesmo assim, fiz questão de compartilhar aqui no blog os alertas que a Dra. Maria Helena Garrone (dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD) passou!

Foi pensando no final de ano (que, aqui no Brasil, é calor total), nas férias escolares e na relação das crianças com o sol que o laboratório MSD (e sua marca Coppertone®) decidiu reunir especialistas e mamães blogueiras (quando o assunto é criança, nada melhor do que mãe) para trocar informações e esclarecer dúvidas sobre como proteger a pele dos pequenos, que é bastante delicada e precisa ser tratada de maneira diferente!

Antes de qualquer coisa, é preciso saber que, quanto mais clara for a pele, maior deve ser o FPS (Fator de Proteção Solar) usado! Sem se esquecer de que é necessário proteger a pele todos os dias, e redobrar esse cuidado no verão (principalmente nas crianças)! Falando das crianças, o FPS indicado é sempre acima de 30. Agora, se a criança tiver uma pele mais clarinha, é recomendado optar por um FPS maior do que 40 ;)
Um ponto importantíssimo que a Dra. Maria Helena alertou, e que quase ninguém leva a sério, foi o de esperar 30 minutos após passar o protetor solar… A maioria das pessoas só se lembra de passar o protetor quando já estão na praia, e está errado! Antes de expor à criança ao sol ou de entrar na água da praia/piscina, é preciso dar um tempo para que o protetor penetre na pele!
Por transpirarem e brincarem muito na água, é fundamental reaplicar o produto nas crianças a cada duas horas e após os banhos na água da praia/piscina!

Para as mamães dos mais novinhos, a Dra. Maria Helena alertou que: “A idade mínima para começar o uso do filtro solar é de seis meses. A aplicação antes desta idade não é recomendada. O indicado para crianças menores de seis meses é manter o bebê na sombra com camisetas e chapéu, principalmente das 10h às 17h, quando o sol é mais forte. A pele de crianças nessa fase é muito sensível e se faz necessário um produto com alta proteção, com fórmula hipoalergênica”.

Claro que, a Coppertone® conta com uma linha especial de protetores solares para cada fase da criançada! São eles: Continuos Spray Kids FPS 50 , Loção Kids FPS 50 (que, assim como Continuos Spray Kids FPS 50, contém vitaminas antioxidantes, que se aliam à proteção UVA e UVB) e Loção Babies FPS 50 (cuja fórmula é livre de lágrimas, não irrita o bebê – por não ter fragrância, óleo ou corante – e protege o bebê dos raios UVA+++ e UVB)!

O batepapo girou em torno das gestantes também! Durante a gestação, as mulheres precisam de cuidados extras quando o assunto é tomar sol! Não é só com as crianças que os cuidados devem ser redobrados no calor… Muitas futuras mamães não sabem que, 70% das grávidas acabam ficando com melasmas (hiperpigmentação da pele), devido à exposição ao sol na gestação.

A pele do rosto é a que mais corre perigo! Na gravidez, o aumento de hormônios (como o melanotrófico) estimula a pigmentação cutânea. Algumas mulheres acabam ficando com manchas na pele (aumento de sardas, pintas e manchas escuras no rosto principalmente nas bochechas, nariz e testa – o chamado melasma). Não é algo agradável, mas não são motivos para preocupação porque, elas desaparecerem nos primeiros meses após o parto. Por isso é importante cuidar da pele do rosto com protetor solar, dando preferência a um FPS acima de 40 (reaplicando sempre que necessário) e aplicando 30 minutos antes da exposição ao sol (sem se esquecer de reaplicar a cada duas horas ou menos)!

Mesmo não tendo participado do encontro, me dei conta de que o assunto é muito sério!!! Aliás, de agora em diante, vou deixar a preguiça de lado e ficar atenta quando eu for ‘tostar a pele’ x)
Cuidados com o Diguinho nunca serão esquecidos! Agora, então, muito pelo contrário: irão aumentar!
#coisademae #vidademae

Paulistana do signo de libra (em 02/10), que é casada e mãe coruja, e que ♥ adora chocolate, nerdiar na internet, ouvir música e viajar! Clica aqui para saber mais!