Internet

#Medo de todo blogueiro: atualização do WP!

Minha vida de blogueira teve início através de um blog que criei no falecido Weblogger! Nunca utilizei o Blogger, mas tenho uma noção de como ele funciona porque, já fiz algumas tentativas de uso por lá (sem sucesso, claro)! Então, com essa noção do Blogger, posso afirmar que no Weblogger não havia muita coisa diferente… Na época, o formato das postagens era o mesmo! Em relação a layouts, na minha visão, também não era nenhum bicho de sete cabeças! Aliás, eu mesma criava meus layouts (uma das coisas que eu mais gostava, diga-se de passagem)!

Depois que mudei radicalmente para um domínio próprio (esse meu querido www.angeliica.com) passei a utilizar uma outra ferramenta: o Cutenews! Só que, devido a muitos problemas que tive com ele (e que, inclusive, eu reclamei uma, duas, três vezes aqui no blog, lááá em 2008), abri totalmente mão dele e me rendi aos encantos do WordPress!
Como, para mim, o WordPress é que era um bicho de sete cabeças, a Dani Danczuk é quem me ajudava com o blog (tanto que foi ela que fez meu primeiro tema para WordPress e este atual x)
Só que, gente, um blog no WordPress é como um carro: não basta sair andando, precisa de manutenção! No caso do WordPress, precisa de atualização! Eu só fui cair na real sobre isso há dois meses atrás (mais precisamente no dia 17 de Setembro), quando meu blog simplesmente travou todos os outros sites do servidor onde eu o hospedo e teve de ser tirado do ar pelo fato de eu não ter atualizado minha versão do WordPress, nem os plugins e nem feito absolutamente nenhuma manutenção nele ><' O maldito hacker que sapateou em cima dos meus arquivos fez uma merda tão grande que, meu blog não parava no ar nem por um minuto!
Moral da história? Mal dormi, mal deixei os outros em paz, mal dei sossego para o meu suporte (que, felizmente, é amigo do meu marido x) e a treta serviu de lição para eu nunca mais deixar meu blog ao Deus dará!

Como o meu medo de atualizar o WordPress era grande demais, atormentei a vida do marido (que, no intuito de me ajudar, encontrou um tutorial no YouTube de como atualizar o WordPress)! Eu chamo esse vídeo de ‘vídeo da salvação’ porque, se não fosse ele… Só Deus mesmo! E, como foi esse vídeo que me ajudou, venho através deste post compartilhá-lo com vocês! A dica dada pelo vídeo é muito bacana (na hora do nervoso, nem pensei em fazer o que ele sugere):

Além do vídeo, vale a pena compartilhar também algumas dicas que a própria Dani Danczuk dá no blog dela, sobre como evitar malwares nos blogs:

  • Desative os plugins que você não usa mais e delete-os do FTP;
  • Delete do FTP os temas que você não usa ou não pretende mais usar;
  • Altere a senha do FTP e do painel de controle do WordPress pelo menos uma vez ao mês;
  • Delete arquivos do FTP que não estejam sendo usados para nada, mesmo que sejam imagens;
  • Atualize os plugins e o WordPress* (*Em relação à novas versões do WordPress e de plugins, a Dani sugere esperar pelo menos uma semana para atualizar tudo, e nunca se esquecer de fazer um backup geral!)

Depois de tudo feito, veio o alívio do sucesso:

#ficadica #quemnunca

Quem se identifica?!

Paulistana do signo de libra (em 02/10), que é casada e mãe coruja, e que ♥ adora chocolate, nerdiar na internet, ouvir música e viajar! Clica aqui para saber mais!

3 Comentários

  • Mariana Cruz

    já posso começar a chorar?
    sou que nem vc, não atualizo nada, pq tenho medo de ao atualizar dar uma zica…
    eu tenho pânico de perder meus posts :(
    vi o video mas tenho mt medo de mexer nisso :((
    bjos

  • Lena

    uhauhahua eu não sei pq, mas nunca tive medo da atualização e sempre fiz manualmente. Acho que é pq nunca deu erro comigo… só falta acontecer agora e eu sentir o drama huauhauha
    Amo posts sobre a blogosfera, faz eu ter saudades de quando passava horas e horas “trabalhando” no blog, postando.. Agora não me sobra mto tempo e quando sobra tenho preguiça/desanimo de postar.. :(

    Beijoss