Gastronomia

Dúvidas sobre a ceia de Natal…

Sempre comemorei as festas de fim de ano na casa da minha avó, e quando eu era solteira, ia acompanhada dos meus pais! Agora, que sou casada, fui intimada a levar um prato doce para a ceia… E, claro, fiquei cheia de dúvidas em relação ao que preparar ><' Coincidentemente, recebi por email uma sugestão de sobremesa para o Natal! E, para quem está com a mesma dúvida que eu, #ficadica: Bolo Gelado com Peras Americanas ;)

Prepare o Ctrl+C / Ctrl+V:

INGREDIENTES

– Para a massa:
5 ovos
1 ½ xícaras (chá) de açúcar
3 peras americanas USA Pears tipo Bartlett raladas
1 colher (sopa) de margarina cremosa
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

– Para o recheio:
½ xícara (chá) de açúcar
3 peras USA Pears tipo Bartlett, raladas
1 colher (sopa) de amido de milho
3 gemas passadas pela peneira
100g de amêndoas torradas e moídas

– Para o marshmallow de peras:
1 xícara (chá) cheia de açúcar
2 USA Pears tipo Bartlet
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 claras

– Para enfeitar:
2 xícaras (chá) de coco fresco ralado grosso
[divider color=”#f1f1f1″]

MODO DE PREPARO

– Massa
Bata as claras em neve e vá adicionando as gemas, uma a uma, até ficar uma mistura fofa. Acrescente o açúcar e bata mais um pouco. Enquanto isto, coloque as peras raladas em uma panela com a margarina e aqueça até ferver.
Vá alternando a farinha de trigo e as peras, batendo em velocidade baixa até acabar. Retire e acrescente o fermento em pó, mexendo delicadamente.
Coloque em uma forma redonda grande (28cm de diâmetro) untada e polvilhada com farinha de trigo.
Asse em forno médio (180ºC), pré-aquecido, por cerca de 30 minutos ou até que enfiando o palito ele saia seco. Retire e espere amornar. Desinforme.

– Recheio
Misture os ingredientes e leve ao fogo até encorpar. Reserve.

– Cobertura
Descasque as peras, retire as sementes e bata no liquidificador com ½ xícara (chá) de água. Coloque em uma panela com o açúcar e leve ao fogo até que fique uma calda grossa (ponto de bala mole). Bata as claras em neve firme, diminua a velocidade da batedeira e vá adicionando a calda fervente aos poucos, batendo sempre até que fique cremoso. Retire.

– Montagem
Corte o bolo ao meio. Coloque uma das partes em um prato e cubra com o recheio. Coloque a outra parte e espalhe a cobertura. Salpique o coco e volte à geladeira até a hora de servir.
[divider color=”#f1f1f1″]
DICA: Se quiser, corte duas USA Pears de sua preferência em tiras, com a casca, passe rapidamente por água fervente com limão e enfeite o bolo.
RENDIMENTO: 16 porções
TEMPO DE PREPARO: 2 horas
[divider color=”#f1f1f1″]
Uma mão na roda para quem está indeciso como eu! Hoje ainda é segunda-feira (23/12)… Se você correr, ainda dá tempo de providenciar tudo para não fazer feio ;)

Paulistana do signo de libra (em 02/10), que é casada e mãe coruja, e que ♥ adora chocolate, nerdiar na internet, ouvir música e viajar! Clica aqui para saber mais!