Internet

Personalizando encurtador de URL…

Sou uma perfeccionista assumidíssima, e confesso que esse meu perfeccionismo, às vezes, irrita a mim mesma! Sou daquele tipo que faz questão de que tudo esteja certinho e, de preferência, combinando! E olha, cansa, viu?!

Foto: FreeHDWall

Meu grau de perfeccionismo atinge o nível máximo quando o assunto é o meu blog: faço mil e uma revisões das postagens antes de publicá-las, tento nunca fazer alinhamentos disproporcionais, procuro sempre deixar os códigos dos temas sem erros… E adianto que, fora do blog (nas redes sociais) não é diferente! Na hora de cadastrar minhas contas, por exemplo, tento sempre escolher logins e usuários exatamente iguais ao domínio do blog: angeliica
Só que, ultimamente, o angeliica vem sendo bastante procurado, o que me levou a optar por uma nova alternativa: angeliicapontocom! Quem me acompanha em algumas redes sociais já sabe dessa minha nova identidade x)
Agora, preciso confessar uma outra coisa que é o fato de eu gostar muito de inventar moda (o que muitas vezes também engloba o meu blog)! Minha mais nova invenção foi a de querer um encurtador de url personalizado, PARA ONTEM!

Acredito que a maioria dos internautas saiba do que se tratam os encurtadores de url! Já o fato de serem personalizados, para quem não entende, é o seguinte: quando um fulano opta por um encurtador de url personalizado, ele está visando o fortalecimento da sua marca, fazendo com que a sua presença digital seja nítida! Além disso, um encurtador de url personalizado inspira confiança e oferece monitoramento de estatísticas, para que o administrador possa acompanhar o que seu público compartilha!

Muitos sites e blogs já aderiram a essa mania e passaram a compartilhar seus links através de suas urls encurtadas e personalizadas! Sites como Facebook (cuja url encurtada e personalizada é fb.me), Globo.com (cuja url encurtada e personalizada é glo.bo) e YouTube (cuja url encurtada e personalizada é youtu.be) são exemplos disso… E isso não é de hoje! Também não é de hoje a minha vontade de criar um encurtador de url personalizado para o Angeliica.com… Há algum tempo atrás, tentei descobrir como fazia, mas além de o lance ser meio chatinho, meu tempo era curto demais para que eu pudesse parar para analisar e entender! Porém, nesta semana, pude vasculhar um pouco sobre o assunto, e não é que eu encontrei uma luz no fim do túnel?!

Vou tentar resumir, da maneira que eu entendi:

Um dos objetivos de quem se interessa por um encurtador próprio é o de combinar com o blog/site, além de passar confiança para os leitores! Para isso, é preciso registrar um novo domínio, que deve ser o mais curto possível, e também semelhante à URL principal do blog/site. O site InsideTechno (que tem uma postagem super explicadinha sobre o assunto) dá uma dica legal, que é nunca se prender a domínios com TLD padrões (os famosos .com e .com.br) e optar por TLD de 2 caracteres (como nos exemplos que dei: fb.me, glo.bo e youtu.be)! Depois disso, é só escolher um serviço que cuide da parte mais complexa que é a programação ;)
Agooora, quem não tem condição de investir na compra de um novo domínio, pode optar por um domínio gratuito! O site Variedades.com preparou um tutorial bem legal (e super fácil) de como criar um encurtador de url personalizado gratuito x)

Enquanto eu não crio um encurtador pago para o meu blog, ficarei com o gratuito mesmo, que criei através desse tutorial feito pelo Variedades.com! Sendo assim, não estranhem caso vocês vejam em minhas redes sociais links assim: http://angeliica.tk/1m95vEL!
Não fica tããão bacana assim (pelo menos, não fica do meu gosto… rs… #alokadoperfeccionismo), mas já é alguma coisa ;)

Paulistana do signo de libra (em 02/10), que é casada e mãe coruja, e que ♥ adora chocolate, nerdiar na internet, ouvir música e viajar! Clica aqui para saber mais!

3 comentários

  • Gisele rossi

    Angélica,seu blog e tdo d melhor q há!!! E um consolo, além de divertido… E gosto d+, parabéns pelo desfralde do diguinho!obrigada pelo conselho “não se abale com o comentário,ele ainda usa fraldaaaa”…rsrs meu pequeno fará dois anos,o Davi,e quase tdo q estou passando vc conta aí oq passou e e um alívio saber q não sou a única a beira da loucura… Mega obrigada,q meu comentário sirva d estímulo p vc nunca abandonar o blog… Bjo a vc e ao diluindo…rs

  • Aninha

    Sempre quis fazer um encurtador para o Madly Luv, mas e o medo de gastar money com um domínio e dar tudo errado depois? Todos os tutoriais que já li deixaram a desejar e me deixou com muito medo. Tomara que dê certo desta vez com sua dica.
    Adorei e post! Obrigada por compartilhar *-*

    Beijocas!