Datas Comemorativas

Páscoa saudável: o chocolate também faz bem!

Confesso que não sou do tipo que se preocupa em só comer o que faz bem… Como o que gosto, sem ficar olhando tabelas nutricionais! E com o chocolate é a mesma coisa: como muuuito porque gosto, e na quantidade que me dá vontade! #alokadochocolate ><"

Como a Páscoa já está batendo na nossa porta, e chocolate é o que não vai faltar (como sempre), vale a pena saber que, além de irresistível, o chocolate é cheio de substâncias que fazem bem ao organismo! A nutricionista-chefe do Dieta e Saúde, Roberta Stella, aproveitou a época mais deliciosa do ano para destacar as características do chocolate, e nos deixar com a consciência tranquila ;)
Dá só uma olhada:

1. O chocolate apresenta compostos antioxidantes chamados flavonóides, que impedem que o colesterol ruim se oxide e se deposite nos vasos sanguíneos, estando relacionado à prevenção de doenças do coração;
2. A cafeína e a teobromina são compostos vasodilatadores que estão presentes, principalmente, nos chocolates escuros, sendo mais um motivo para que os chocolates ajam em benefício da saúde do coração;
3. O chocolate com maior quantidade de cacau – chocolate amargo com teor superior a 60% de cacau – está relacionado à saúde do coração, já que apresenta as três substâncias (flavonóides, cafeína e teobromina) que ajudam a reduzir o colesterol e são vasodilatadores ajudando na circulação sanguínea;
4. Minerais importantes para o organismo também são presentes nos chocolates, entre eles: ferro, manganês, potássio e magnésio;
5. Os chocolates, principalmente os brancos e ao leite, contém maior quantidade de gorduras e calorias, além de ter menor quantidade de antioxidantes. A melhor opção é o chocolate amargo;
6. O consumo dos chocolates amargos deve ser de 3 a 4 vezes por semana e em pequena quantidade, ou seja, no máximo, 30 gramas ou uma barrinha pequena. E, vale lembrar que o chocolate ao leite não apresenta o mesmo benefício já que é rico em açúcar e gorduras;
7. A diferença entre os diversos tipos de chocolates está na composição que eles apresentam. O chocolate amargo contém menor quantidade de açúcar em relação ao meio amargo. Já, o chocolate ao leite, além de conter açúcar, também possui leite. O chocolate branco é produzido a partir da manteiga de cacau e, por isso, apresenta maior quantidade de gordura e, consequentemente, de calorias.

Com todas estas características dos chocolates, a gente chega à conclusão de que não é à toa que cada um recebe uma denominação (ao leite, branco, meio amargo, cobertura hidrogenada e diet)! E as diferenças entre cada um deles são gigantescas!

Chocolate ao leite: massa de cacau, açúcar e leite em pó integral. Quantidade de cacau: 36 a 46%.
Chocolate branco: manteiga de cacau, açúcar e leite em pó integral. É o mais delicado – é branco porque não tem a massa de cacau.
Chocolate amargo: chocolate muito pouco refinado, composto apenas por massa de cacau e manteiga de cacau. Caracteriza-se pela cor escura e paladar amargo. Quantidade de cacau: 63 a 72%.
Chocolate meio amargo: massa de cacau, açúcar e manteiga de cacau. Como o chocolate amargo, apresenta coloração escura por não levar leite, mas contém açúcar, o que suaviza o sabor. Quantidade de cacau: 52 a 62%.
Chocolate diet: não contém açúcar na composição. Assim, o edulcorante (adoçante) é acrescentado para substitui-lo, mas muitas pessoas reclamam que este ingrediente deixa um sabor residual desagradável. Porém, no lugar do açúcar, é acrescentada mais gordura do que o normal, o que é um inconveniente para quem está ligado em eliminar a gordura da alimentação.


“Como os valores calóricos dos chocolates são semelhantes, cada consumidor pode optar pelo que tiver melhor aceitação de sabor ou preferência. Mas a principal dica é consumi-lo com moderação”, alerta Roberta.

E depois de tantas informações, só nos resta mesmo esperar pelo domingo de Páscoa, para se entupir (esse é o meu caso x) com o chocolate que a gente mais gosta, né não?! Detalhe, o chocolate ao leite (o mais calórico) é o meu preferido :-9
#tôlascada

Paulistana do signo de libra (em 02/10), que é casada e mãe coruja, e que ♥ adora chocolate, nerdiar na internet, ouvir música e viajar! Clica aqui para saber mais!

2 comentários

  • Jhessy

    Acredita que eu não sou muito fã de chocolate?
    Eu gosto as vezes me dá vontade e ai nesse dia eu o amo, mas não sou fãzona não! Mas que bom saber que ele é bom pra saúde!

  • Aline

    Adorei a matéria Angélica! Muito bom saber um pouco mais desse docinho que a gente ama! Beijos e ótima páscoa! ♥