Saúde

Enxaqueca e hormônio, mistura que não combina!

Imagem destacada acima: Getty Images

Eu tenho o costume de dizer (de brincadeira) que, da minha família, não herdei coisas boas como milhões, bens, etc… Mas sim, vários tipos de doenças! Kkkkk… Eu, que sou chocólatra assumidíssima, tenho de tomar um cuidado danado com diabetes, por exemplo, porque por parte da minha mãe vem desde o meu avô! Imagina a situação…

Uma dessas ‘heranças’ andou me dando ‘muita dor de cabeça’, por sinal… E digo isso literalmente falando! Recentemente, descobri que tenho enxaqueca, herdada também pela minha digníssima mãe! Não posso dizer que são dores fortes, cujas crises derrubam qualquer um… Mas, confesso que dores são constantes e incomodam um bocado…

Me consultei com um neurologista, que me fez um batalhão de proibições e orientações:

  • Evitar comer chocolate em excesso; ?
  • Evitar comer todo e qualquer tipo de queijo;
  • Evitar bebidas alcoólicas (disso eu nunca fiz questão mesmo porque nunca gostei);
  • Evitar comer frutas cítricas;
  • Procurar manter rotina para refeições e para dormir;
  • E, quando questionado por mim quanto a tomar café (eu jurava que café seria prejudicial), me disse que o café é muito bem vindo porque, a maioria dos remédios para dores de cabeça contém cafeína…

Antes fosse somente isso… O mais complicado de tudo foi ter de abrir mão do meu anticoncepcional! E, não pensem apenas no lado sexual da coisa… O lado ruim de eu ter parado de usá-lo tem a ver com as espinhas que andam aparecendo, tanto antes quanto depois do ciclo menstrual! ? Mesmo assim, era importante demais que eu parasse com ele porque, quem tem enxaqueca e faz uso de hormônios corre um grande risco de AVC! Dá para acreditar?!

Um estudo recente realizado com mulheres com mais de 45 anos mostrou que a enxaqueca com aura se associa a um aumento significativo de maior risco cardiovascular (infarto de miocárdio e AVC isquêmico) e a um número significativo de mortes devido à doença cardiovascular isquêmica. O levantamento mostrou ainda que o risco de AVC isquêmico em mulheres com menos de 45 anos foi de 3,6. Nas mulheres que usavam anticoncepcionais orais combinados com estrogênios, o risco teve um aumento significativo e expressivo: 7,2. Além disso, outros autores mostraram aumento de risco exponencial para AVC em mulheres usuárias de anticoncepcionais hormonais combinados que eram fumantes (Fonte: Zero Hora).

Uma das pesquisas já feitas também mostrou que as dores de cabeça são ainda mais perigosas à saúde do coração do que fatores de risco conhecidos, como diabetes, tabagismo ou obesidade. Além disso, a enxaqueca com aura, se apresentada por mulheres que fazem uso de anticoncepcionais, pode aumentar mais ainda as chances de complicações de trombose – isso porque contraceptivos hormonais por si só já elevam esse risco (Fonte VEJA.com).

Só não entendi uma coisa: achei que o neurologista que me atendeu fosse me receitar algum tipo de medicação específica para a enxaqueca, mas não… Moral? Vou tentar um tira-teima com outro médico… ? Alguém sofre desse mal como eu?! ?

Paulistana do signo de libra (em 02/10), que é casada e mãe coruja, e que ♥ adora chocolate, nerdiar na internet, ouvir música e viajar! Clica aqui para saber mais!