Alimentos,  Maternidade,  Saúde

Dicas da ‘Mãe Terra’ para um café da manhã saudável!

A maioria das mamães de plantão se preocupa com a alimentação dos pequenos! Pensando nisso, Tatiana Barão que é nutricionista da Mãe Terra, preparou cardápios nutritivos para crianças de diferentes faixas etárias! Como o café da manhã é uma das principais refeições do dia, a marca preparou dicas para deixá-lo balanceado, saboroso e apetitoso.

Para crianças de 3 anos

  • 1 copo pequeno de suco do Hulk (maracujá, laranja, limão, couve, castanha do pará);
  • 1 tigela pequena de Creme de Frutas Vermelhas com Extrato de Soja (banana, morango, amora);
  • 2 colheres de sopa de Granola Infantil de Cacau.

O suco do Hulk é uma forma saborosa e lúdica de acrescentar vegetais e castanhas na alimentação da criança. Os cremes de frutas são ótimas opções aos iogurtes industrializados, e por conterem o extrato de soja, fornecem proteínas, ferro, cálcio e ômega-3. São práticos de fazer e adequados para crianças menores, por serem cremosos, coloridos e fáceis de comer. A granola estimula a mastigação e garante fibras, vitaminas e minerais ao café da manhã, fornecendo menos açúcar em comparação aos cereais matinais convencionais.


Para crianças de 5 anos

  • 1 copo de leite vegetal (aveia, castanha, quinua, soja ou coco) batido com banana, sementes de girassol e cacau em pó;
  • 1 tigela média de frutas picadas (morango, mamão e manga);
  • ½ xícara de chá de Granola Infantil Original.

O cacau em pó fornece ferro, fibras e proteínas, além de conferir o sabor e aroma de chocolate tão apreciado pelos pequenos. A semente de girassol é concentrada em minerais, como magnésio, zinco e ferro, e pode ser acrescentada ao leite vegetal sem que a criança perceba e rejeite. A granola contém uma variedade de grãos integrais que concentram nutrientes importantes, como ferro, magnésio, fósforo, cobre e zinco, além de vitaminas do complexo B.


Para crianças de 8 anos

  • + 1 copo de leite vegetal (aveia, castanha, quinua, soja ou coco) batido com morango e farinha de linhaça;
  • + 2 unidades de pão de mandioquinha;
  • + 1 tigela de mamão e uvas verdes com 1 colher de sopa de aveia em flocos.

ou

  • + 1 copo de leite vegetal (aveia, castanha, quinua, soja ou coco) batido com morango e farinha de linhaça;
  • + 1 fatia de pão integral multigrãos;
  • + 1 colher de sopa rasa de geleia de frutas sem açúcar (100% fruta) ou pasta cremosa de tofu;
  • + 1 tigela de uvas verdes com 1 colher de sopa de aveia em flocos.

O morango é fonte de antioxidantes e vitamina C, que fortalece o sistema imunológico da criança. A farinha de linhaça é fonte de ômega-3, gordura considerada primordial para o funcionamento do sistema nervoso central e para o processo de aprendizagem, fibras e minerais, como magnésio, ferro e zinco. O pão de mandioquinha é uma alternativa sem leite e queijo ao pão de queijo convencional, possuindo baixo teor de gorduras saturadas e sódio. Pela sua semelhança ao pão de queijo, tende a ser muito aceito pelas crianças.

Lembrando que, todas as opções podem ser consumidas por idades variadas… Porém, com ajustes de quantidades e consistências. A granola pode ser consumida a partir de 1 anos e meio ou 2 anos, de acordo com o desenvolvimento individual da criança.
Para saber mais sobre a Mãe Terra, conectem-se nos canais: maeterra.com.br, Facebook e Instagram!