VIAGEM

Transportando a criançada no carro

Imagem destacada acima: Getty Images

Como estou viajando durante esta semana, resolvi abordar um assunto que andou me deixando confusa que era o transporte das crianças nos veículos!

De acordo com o Ministério da Saúde, por ano, em torno de 1.200 crianças morrem em acidentes de trânsito! Desde 2010 a resolução 277/08 do Código de Trânsito Brasileiro está em vigor, e regulamenta o uso das cadeirinhas em carros de passeio para bebês e crianças até 7 anos e meio de idade.

Nessa resolução, crianças dentre esta faixa etária devem ser obrigatoriamente transportadas nos assentos específicos. Neste caso, as crianças podem ir no banco do passageiro, com as mesmas orientações dos bancos traseiros. As exigências, no transporte de crianças com até 7 anos e meio de idade, não se aplicam aos transportes coletivo, aos táxis, aos veículos escolares e aos demais veículos com peso superior a 3 toneladas e meia.

No caso de a quantidade de crianças com idade inferior a 10 anos exceder a capacidade de lotação do banco traseiro, será admitido o transporte daquela de maior estatura no banco dianteiro, utilizando o cinto de segurança do veículo ou dispositivo de retenção adequado ao seu peso e altura.

Sendo assim, cada idade e peso pede um assento específico! Até os 7 anos e meio de idade as crianças utilizam três tipos de assentos diferentes! Vejam onde seus pequenos se encaixam:

Bebê conforto

Do nascimento até 13 quilos, ou até 1 ano de idade, a criança deve utilizar o bebê conforto, preso de costas ao movimento!

Cadeirinha de segurança

De 1 a 4 anos, ou de 13 a 18 quilos, a criança deve utilizar a cadeirinha de segurança.

Assento de elevação

De 4 a 7 anos e meio, a criança deve utilizar o assento de elevação (ou booster).

Cinto de segurança

Acima de 7 anos e meio, a criança deve utilizar o cinto de segurança (padrão dos veículos).

Ilustrações: Detran Educação

Antes de utilizar o cinto de segurança, observem o peso e altura das crianças, pois o cinto de segurança do veículo é projetado para adultos de 1,45m e peso mínimo de 36 quilos. Observem também as orientações dos fabricantes dos assentos, e usem somente assentos certificados pelo INMETRO!

Se o motorista desrespeitar a lei, terá de pagar multa, perde 7 pontos na carteira, e ainda perde o carro, que fica retido até que seja regularizado.

Depois de tirar todas as dúvidas, bora passear?!

Paulistana do signo de libra (em 02/10), que é casada e mãe coruja, e que ♥ adora chocolate, nerdiar na internet, ouvir música e viajar! Clica aqui para saber mais!