Maternidade

Baby Dove lança campanha em prol da doação de leite materno

Outro evento bacana que aconteceu, e que infelizmente também não consegui participar foi o que a Baby Dove promoveu, para lançar a campanha ‘Seu Leite Pode Salvar Vidas’, com o objetivo de dar visibilidade a uma questão social real e aumentar o número de mulheres que doam leite materno, ajudando a salvar a vida de milhares de bebês prematuros no país.

Grande parte da população desconhece a existência ou função dos bancos de leite, que existem em razão dos prematuros. De acordo com dados da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, 70% dos bebês prematuros nascidos em 2014 no Estado de São Paulo não receberam leite proveniente de doação. Vale destacar que o leite materno humano é aceito mundialmente como a primeira fonte de nutrição, sendo um importante alimento para frear a taxa de mortalidade e ajudar a salvar a vida de bebês prematuros.

Em campanha nacional, a marca traz mães reais, brasileiras, que tiveram seus bebês prematuros e foram beneficiadas pelo banco de leite humano e que também contribuíram com doação de leite para o banco. O intuito é servir de inspiração e transmitir uma mensagem positiva para promover uma mudança: a doação de leite materno precisa ser uma causa conhecida não só das mães, mas da sociedade.
“Desde seu nascimento, em 2014, a marca Baby Dove fala da ansiedade vivida pelas mães ao terem seu primeiro filho, causada pela pressão de serem ‘mães perfeitas’. E acredita que as mães que conseguem se libertar dessas pressões e confiam em sua intuição e em sua forma de cuidar de seus filhos, são mais felizes e seguras. A marca Baby Dove apoia essas mães, garantindo que elas tenham em mãos, produtos que entregam cuidado superior – para que tenham segurança de que estão fazendo o melhor para seus filhos. Agora, através de nossa missão social, queremos causar um verdadeiro impacto positivo na sociedade, ampliando nosso conceito de cuidado para incentivar mães a ajudarem outras mães que enfrentam problemáticas reais: filhos nascidos prematuros, que precisam de mais atenção e suporte. Esperamos que a sociedade se engaje e faça parte dessa campanha em prol do aumento da doação de leite materno para ajudar a salvar a vida de bebês prematuros”– afirma Lívia Malouf, diretora de marketing de Baby Dove.

Para tornar essa causa realidade, Baby Dove estabeleceu uma parceria regional com o banco de leite do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros – centro de referência em bancos de leite em São Paulo. Além disso, Baby Dove realizou a doação de 50 ordenhadeiras para a maternidade, com o intuito de estimular a produção de leite entre as mães com bebês prematuros internados.

A campanha ‘Seu Leite Pode Salvar Vidas’ está alinhada com os valores e com o plano de sustentabilidade da companhia, que define a visão da Unilever: “Gerar crescimento para o negócio enquanto reduz o impacto ambiental e aumenta o impacto positivo na sociedade”. A iniciativa também é uma maneira de atuar em dois dos três pilares do plano de sustentabilidade da companhia: Melhorar a Saúde e o Bem-estar e Melhorar as Condições de Vida das pessoas.

Site

Para abrigar todas as informações científicas, dados e indicações sobre o tema e auxiliar as mães na doação de leite, Baby Dove e a Maternidade Leonor Mendes de Barros apresentam o portal www.doeleitematerno.com.br. Neste, todas as informações foram colhidas pelo Banco de Leite Humano parceiro e será disponibilizada vídeo tutorial com o passo a passo de como coletar o leite, a relação de bancos de leite que participam da ação da Uber, informações de como levar sua doação com desconto na viagem de ida e volta.

As doadoras também podem conferir o banco de leite mais próximo da sua casa por meio da busca por CEP, incluindo locais fora da capital de São Paulo, e entrar em contato direto com o banco através dos telefones fornecidos. Além disso, será possível saber o nível de estoque dos bancos participantes da ação, conferir as histórias de mães reais que doaram ou se beneficiaram do banco de leite, entre outras informações.

Filme

A campanha, que foi ao ar a partir do dia 10 de Maio, conta a história de três mães reais que tiveram seus bebês prematuros. Por meio do depoimento dessas mães fica bastante claro a importância da doação de leite materno e o papel das doadoras e dos bancos de leite para ajudar a salvar a vida de bebês prematuros. Além disso, também há um vídeo educacional com o passo-a-passo da doação, que deve desmistificar algumas questões e estimular que mais mães sejam doadoras. A taxa de descarte de leite doado ainda é grande – cerca de 30%, algo que pode ser evitado com os cuidados corretos na extração e armazenamento do leite pela doadora.

Parceria com a Uber

A mobilidade é um ponto chave para garantir que uma das dificuldades para doação seja superada. Por isso, a Uber junta-se à campanha como facilitador do transporte até os bancos de leite selecionados – ao todo, serão 13 na capital São Paulo. A parceria proporciona que a mãe doadora tenha o incentivo para encaminhar a sua doação até um desses bancos. Entrando no aplicativo da Uber, na seção Pagamentos, e adicionando o código promocional DOELEITEMATERNO, elas poderão contar com um desconto de até R$ 15 na ida a um dos bancos de leite selecionados e de até R$ 15 na volta. A mãe, ou pessoa destacada por ela, será responsável pela entrega da doação no banco de leite. O total de descontos disponíveis é limitado, mas a expectativa é que atenda as viagens até o fim de Julho.

Fatos sobre prematuridade e doação de leite materno

✔️ A prematuridade é a maior causa de mortalidade de bebês com até 7 dias de vida;
✔️ 15 milhões de bebês nascem antes do tempo por ano no mundo: mais de 10% do total de nascimentos;
✔️ O Brasil está entre os dez países com o maior número de partos prematuros, são 279 mil por ano;
✔️ Por hora, 40 bebês nascem antes do tempo no Brasil;
✔️ Em 2015, dos mais de 79 mil nascidos prematuros, apenas 26 mil receberam leite materno de doação.

O evento contou com a presença da linda da Rafa Brites! ?


Mamães que amamentam, colaborem! Fica a dica! ?

Paulistana do signo de libra (em 02/10), que é casada e mãe coruja, e que ♥ adora chocolate, nerdiar na internet, ouvir música e viajar! Clica aqui para saber mais!