Sociedade

Outubro rosa, mulher consciente

quem conhece e participa do grupo do Rexona, já está sabendo da iniciativa de algumas blogueiras! quem não conhece, passará a descobrir agora!
a sam e a kaká tomaram a iniciativa de apoiar uma ação para divulgar a conscientização feminina sobre o câncer de mama e, convidaram todos da blogosfera a participar da blogagem coletiva hoje! eu topei e, cá estou, ajudando na idéia e, passando para frente o fato de que o câncer de mama detectado precocemente tem maior chance de cura!

A mulher precisa se conscientizar de que a mama é sua, não é do marido, nem do filho.

Parece óbvio mas, não é. Convencer as mulheres a se tocar, a fazer o auto-exame, foi um longo trabalho de quem trabalha com saúde feminina. Ainda tem muita mulher que vê os próprios seios como atrativo para o homem, inveja para as mulheres ou simplesmente o alimento do filho. Fora destes contextos, é de ninguém. Quando a mastologista falou: a mulher tem que se apoderar de sua mama, fiquei encantada. A frase é perfeita.

O auto-exame é importante, mas é preciso fazer mamografia a partir dos 40 anos – 30 se tiver casos da doença em parentes muito próximos.

Uma pesquisa do Datafolha levantou o conhecimento das brasileiras sobre o câncer de mama e revelou que mesmo sabendo que o diagnóstico precoce aumenta a chance de cura, somente 31% das entrevistadas citaram a mamografia como principal forma de diagnóstico.
A cada ano 8 milhões de pessoas em todo planeta recebem diagnóstico de câncer de mama e que uma em cada três mulheres tem, tiveram ou terão algum tipo de câncer em sua vida e, destas, uma em cada dez desenvolverá câncer de mama. Suas informações e a divulgação das novidades sobre o tema podem significar o diagnóstico e o tratamento precoce de uma – ou mais – destas mulheres. Em nosso país 10 mil mulheres morrem em decorrência do câncer de mama por ano. O INCa (Instituto Nacional do Câncer) estima que são 49 mil casos por ano, o que seria equivalente a 134 novos casos por dia e 5 novos casos por hora.

se você não está participando, não é tarde para dar o primeiro passo! faça parte dessa blogagem coletiva também (independente se for hoje, amanhã ou depois…).

Paulistana do signo de libra (em 02/10), que é casada e mãe coruja, e que ♥ adora chocolate, nerdiar na internet, ouvir música e viajar! Clica aqui para saber mais!

11 Comentários

  • Angélica Melo

    [Comment ID #550 Will Be Quoted Here]

    ain, nana… brigadu, flooooooor… mas, não precisa de presente, não! seus comentários fofos já são grandes presentes, amooo!
    :D :D :D

  • Angélica Melo

    [Comment ID #548 Will Be Quoted Here]

    pois é, claudinha! dá atenção sim… eu sempre morri de medo de vir a ter câncer de mama… sei lá porquê… esse ano, fiz alguns exames e, cheguei a descobrir que tenho um pequeno cisto na mama direita! eu nem dormia a noite até chegar o dia da consulta para conversar com a minha gineco… graças a Deus não é nada mas, preciso voltar nela pois, ela me pediu mamografia e eu não fiz… sou desleixada demais…
    :x

  • Nana Barros

    Que ótima a idéia dessa blogagem coletiva! Adorei a iniciativa. Eu ainda não participo do grupo do Rexona… vou entrar lá e ver tudo direitinho! =D

    Ahhhhhh! Eu já te dei parabéns pelo Flickr e dou aqui de novo: bonita… tudo de bom, híper feliz aniversário!!!! Aproveita, viu? =D

    (queria poder te dar um presente tipo uma das Melissas que vc postou uns dias atrás! hehe… mas a situação tá dura no meu bolso furado! Ainda te dou um presente, viiu?)

    Beeeeeeeeeeeeeijo!

  • Claudinha Teles

    Nossa, isso é mto importante msmo! Eu só vim começar a me preocupar agora que minha avó contraiu essa doença e teve que tirar uma mama inteira =( Nem sabia que no meu caso ja tenho que fazer mamografia a partir dos 30, vou falar com minha ginecologista ja q tenho consulta com ela esse mes. Parabens pela iniciativa, Angelica, informação é tudo e tenho certeza que vc esta ajudando muitas mulheres a se informarem mais! Uma sou eu ne lol Bjooos

  • Angélica Melo

    [Comment ID #542 Will Be Quoted Here]

    mi, eu não posso criticar essas mulheres porque, como algumas delas, sou regida pelo medo de me tocar! sim, é verdade! mas, faço os devidos exames…
    mulher sooofre… rsrs…
    :lol:

  • Angélica Melo

    [Comment ID #541 Will Be Quoted Here]

    lúúú, eu pensei que você iria participar por ser blogagem coletiva e, por ser a respeito de um assunto importante para nós mulheres…
    :?

  • Michelli

    Difícil acreditar que tem mulheres que não aceitam e não conhecem seu corpo…. mas é a realidade né!
    Todos contra o cancer de mama!

  • *Lusinha*

    Eu já vi sobre essa blogagem coletiva, mas dela não vou participar. Vou procurar ler os posts que sairem a respeito somente.
    Bjitos!