Internet

Postagem coletiva (e atrasada)!

a me convidou a fazer parte de um post que ela publicou no blog dela mas, meu pouco tempo para refletir e redigir só me fez adiar e adiar a postagem! me perdoa, lú…
:(

sobre os meninos de rua
pensei tanto antes de começar a falar sobre isso… o assunto é tão delicado que, o fato de eu empregar algum termo ou palavra de modo equivocado me preocupa demais mas, vamos lá:
alguma vez, você já sentiu remorso ao deitar numa caminha gostosa e quentinha numa noite de frio enquanto muitas crianças por aí afora se deitam em cima de papelões, ao relento? eu sim!
se sua resposta também foi sim, já se sentiu mal com isso? eu já…
mas, peraí: que culpa eu tenho para me sentir mal com isso? pois é… essa é a pergunta que não me sai da cabeça!
quem são os culpados? na minha opinião, existem diversos só que, os maiores são eles mesmos! os meninos de rua! o governo ajuda? não, não ajuda o necessário (estou sendo humilde, okay?!) mas, eles, os meninos de rua ajudam menos ainda!
por que, ao invés de assaltarem pessoas e estabelecimentos eles não se esforçam para conseguir algo com honestidade? porque já devem ter sacado que, na sacanagem eles conseguem mais fácil! se fazem de coitados e deficientes para nos comover! o pior é que, alguns até conseguem… mas, falta muito esforço naqueles rostinhos sujos e pés descalços!
tantos lutaram e conseguiram algo na vida! por que eles também não conseguiriam? porque não tem o menos interesse em correr atrás! para que simplificar se pode complicar?!
acho que fui ácida como a própria lú disse ter sido no post dela mas, é minha opinião… gostem ou não!
pensando no assunto, resolvi dar uma googlada e, encontrei um livro que fala do assunto que estamos abordando na blogagem coletiva. fica aqui a dica:

clique na foto para ampliá-la
Sinopse
Baseado na experiência e na pesquisa da autora, este livro discute vários aspectos da vida de crianças e adolescentes com trajetória de vida na rua. Embora tendo na Psicanálise a mais importante interlocutora, a autora procura não permitir que este discurso mascare questões político-sociais responsáveis pela miséria com que vivem essas crianças e adolescentes, trazendo indicadores que podem contribuir e delinear políticas de assistência, enlaçando as dimensões clínica, pedagógica e política.

Paulistana do signo de libra (em 02/10), que é casada e mãe coruja, e que ♥ adora chocolate, nerdiar na internet, ouvir música e viajar! Clica aqui para saber mais!

12 Comentários

  • OiYes

    Por falar em menino de rua vi um vídeo esta semana bem massa… é a música Menino de Rua, tá começando a fazer sucesso na Internet, vale a pena escutar e escutar até o fim: br.youtube.com/watch?v=Ahq6QMU0Vl8

  • *Lusinha*

    Mesmo atrasada, não tem problema, obrigada de qualquer jeito por ter participado da blogagem coletiva e ter dado sua opinião a respeito do assunto.
    É como eu disse no blog (e pensamos igual), eles se acomodam, escolhem o caminho mais fácil e depois ficam se fazendo de vítimas.
    Bjitos!

  • Aline Sena

    [Comment ID #248 Will Be Quoted Here]

    Pois é…eu tb já me perguntei muito tudo isso, mas vi que eu não achava as respostas pq sempre comparava minhas ações com as dos outros, o q eh errado. Resolvi fazer minha parte sempre que possivel, mas tb nao me exigir tanto sabe? E o resto é resto.
    A gente também não pode pirar por isso. Se vc não tiver construida, dificilmente construirá algo.
    ;)
    É bizarro mas temos q saber diferenciar essas coisas. A culpa imobiliza as pessoas, faz a gente não enxergar a coisa como é. Achei legal que vc está num caminho muito bom, só por ter se questionado. O resto agora é um olhar sincero no seu coração e fazer o que pode, quando achar que deve. No mais, não se culpe pq vc não tem culpa.
    Primeira vez que comento algo sério em blogs hahahaha
    ó/
    Bjs.

  • Angélica Melo

    [Comment ID #245 Will Be Quoted Here]

    mas é verdade, aline… nesse assunto haaaja pano pra manga! não só para a manga mas para o conjunto todo: blusa, calça, meias… é complicado! fico até com as mãos atrapalhadas para redigir algo concreto porque… me martela: “que culpa eu tenho? como posso ajudar? por quê? como?”
    :? :?: :!:

  • Angélica Melo

    [Comment ID #241 Will Be Quoted Here]

    min, é o que eu comentei na resposta pra aninha… opinião formada sobre isso é difícil de afirmar porque, meu, pensa, é difícil ter uma certa opinião sobre esse tipo de coisa porque… pô… qq eu posso fazer??? sabe?! meio complicado! meio, não, MUITO complicado!!!
    :roll:

  • Angélica Melo

    [Comment ID #240 Will Be Quoted Here]

    aninha, entendo sua posição apesar de você não ter meio que opinião porque, também fico meio que boiando nesse tipo de assunto! é um assunto difícil de opinar porque… às vezes penso: “caraca, que culpa eu tenho disso, meow?!” é phoda!!!
    :?

  • Aline Sena

    Oi Angelica. Tudo bem? =]
    O assunto é meio complicado mesmo, as vezes parece que a chave da questão é simples mas não é. Eu concordo com vc, acho que falta motivação, força de vontade, luta, mas cara, já se colocou no lugar deles fora o fato de “sentir frio” ou coisa do tipo? Imagina vc ser criado numa atmosfera onde todos ao seu redor te tacham de incapaz, limitado, sofredor, “ja nasceu sem sorte” e daí pra baixo. Nós mesmos vivemos assim!! Sem a gente perceber a gente traz muito daquilo que ouvimos e vemos, daquilo que nos ensinaram. É que nem o exemplo dos macacos em uma jaula com uma escada pra um cacho de bananas e toda vez que um tenta subir todos levam um jato d’água, o que faz com que eles desistam. Aos poucos vão sendo trocados os macacos e os novos vão imitando o comportamento dos antigos, até que em uma determinada hora não tem mais nenhum dos primeiros macacos que levaram os jatos, e todos os novos q estão ali tem a mesma atitude, sem nunca se perguntar o por quê.
    Eu to lendo um livro sobre isso, todos nós temos o comportamento muito parecido com o de nossos pais, sem que a gente se de conta disso. E isso interfere MUITO nas nossas experiências de vida, tanto nos relacionamentos como no trabalho, e nem sempre nos damos conta a tempo de mudarmos e escrevermos nossas próprias experiências. Eu concordo com seu pensamento, mas acho que tem uma questão bem mais complexa por trás disso. Por que definir onde está o erro é uma coisa que alguns de nós fazem com frenquencia, por sorte. Mas quais de nós realmente consegue mudar depois de perceber um erro? E mesmo que decida isso, quanto tempo se leva pra mudar um defeito nosso? Nada é imediato, e se for, desconfie.
    Enfim, desculpe o “post” gigante hahaha, mas esse assunto dá pano pra manga mesmo…
    Vou ficar por aqui.
    Obrigada por ter ido la no blog! =]
    Bjão!
    ;**

  • Flavia kitty

    Já vi essa postagem coletiva em vários blogs..
    É realmente um assunto muito polemico, e como tenho uma opinião muito radical nem vou comentar.

    beijão linda

    Obs: Adorei o blog

  • Dani Danczuk

    Eu sou péssima pra fazer textos, mas acho que estou melhorando… rs
    Também concordo com você, mas claro que toda regra tem sua exceção né? O problema é saber quem diz a verdade ou não.
    Bjo

  • yasmin

    Ah… essa postagem coletiva foi muito boa,eu também participei e minha opinião é muito parecida com a tua.
    É um assunto delicado eque gera polêmica, mas é bom ver que eu, você, a Lu e tantas outras blogueiras tem opinião formada sobre coisas além de banalidade.
    Adoreeei o post!
    Beijão!

  • Aninha

    Bom, em parte concordo com você, porque se todo mundo luta pra conseguir viver honestamente e conquistar o que quer, mas por outro lado eu discordo… é que acho meio difícil lutar, às vezes, quando se está numa situação como essa… mas sei lá, não sei ao certo minha opinião sobre isso… =/
    Fiquei curiosa pra ler esse livro do post agora, deve ser bem interessante.
    Beeijos

  • Nana Barros

    Eu já tinha comentado sobre o assunto no blog da Yasmin, mas posso dizer aqui novamente que concordo plenamente. É complicado… porque temos que ficar com pena de pessoas que estão nessa situação simplesmente porque querem estar e não fazem nada pra mudar? Os poucos que batalham conseguem sim ser alguém na vida, e é desses que temos q nos orgulhar.
    Mas, realmente, é um assunto delicado.
    Beijos