Sociedade

Outubro chegou, e deixa tudo cor-de-rosa

Para mim, o mês de Outubro sempre foi especial porque, é o mês do meu aniversário (quando a gente é criança, não vê a hora de o aniversário chegar… Mas, confesso que, agora que atingi a última idade na casa dos vinte – 29 – estou começando a ter paúra quando o dia 02 de Outubro chega! #prontofalei x)
Além disso, na minha infância, Outubro também era uma época esperada por causa do Dia das Crianças… Hoje (adulta, casada e mãe de família), Outubro é uma época importante porque é um mês totalmente dedicado à conscientização e combate do câncer de mama, doença que mais mata mulheres em todo o mundo (perdendo apenas para o câncer de pele)!

Esta é a terceira vez que abordo esse assunto aqui no blog (a primeira foi em 2008, através de uma blogagem coletiva, sugerida pela Sam Shiraishi; e a segunda foi ano passado)!

Para quem está boiando…

O famoso Outubro Rosa é um movimento comemorado em todo o mundo! Criado nos Estados Unidos, o movimento ganhou esse nome graças à cor do laço rosa que simboliza a prevenção e a luta contra o câncer de mama! Com o intuito de sensibilizar a população, as cidades começaram se enfeitando com laços cor-de-rosa, e depois, passaram a iluminar locais públicos (prédios, pontes, teatros, etc) com luzes cor-de-rosa! Quem trouxe o movimento aqui para o Brasil foi a Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama :)
O Outubro Rosa alcançou uma popularidade mundial, e a iluminação cor-de-rosa é compreendida em qualquer lugar no mundo. Detalhe: essa adesão só aumenta, a cada ano que passa!

Durante todo este mês, diferentes ações (além de atividades voltadas ao diagnóstico da doença) serão realizadas em todo o mundo!
Aqui no Brasil, elas já começaram! Além do governo, empresas privadas estão aderindo ao movimento! Uma delas (e a que mais me chamou a atenção) é a Avon, que por meio do Instituto Avon, instalou uma roda gigante (devidamente iluminada em rosa) no Shopping Eldorado, aqui em São Paulo! A roda gigante tem 20 metros de altura, capacidade para 64 pessoas e estará aberta ao público (gratuitamente) de 04 a 13 de Outubro, no estacionamento externo do shopping (que conta com espaços informativos sobre o câncer de mama).
O espaço recebeu o nome de Giro pela Vida, e quem estiver no local pode registrar o momento com a hashtag #GiroPelaVida, cujas imagens serão publicadas no site dedicado ao projeto: www.avonpelavida.com.br (morro de medo de altura, mas estou doida para dar uma chegada lá :)

Fotos: Divulgação | Bruno Santos/Terra

Outro projeto bacana está sendo desenvolvido pela Philips, que deu início à sua participação no movimento Outubro Rosa inaugurando um caminhão de mamografia (com a presença da top Alessandra Ambrósio), que tem o objetivo de realizar 10 mil mamografias ao longo de todo o mês! Mutirões de atendimento serão promovidos em unidades móveis, que passarão por comunidades carentes nas cidades de Salvador (BA), Maceió (AL) e Barueri (SP).

As moradoras da zona leste de São Paulo também serão beneficiadas neste mês especial! O Complexo Comercial Tatuapé (Shopping Metrô Tatuapé e Shopping Metrô Boulevard Tatuapé) oferecerá, no período de 14 a 19 de Outubro, 400 exames de mamografia gratuitos! Só tem um porém: as interessadas terão de 1° a 11 de Outubro para se inscreverem no local, levando o documento de identidade! Já os exames serão realizados entre os dias 14 e 19 de Outubro, em um laboratório montado em um caminhão que ficará estacionado do lado de fora do complexo ;)
Enquanto isso, no lounge do shopping, serão realizados debates e palestras de conscientização sobre a doença e uma exibição contínua de documentários do projeto Mulheres de Peito (desenvolvida em parceria com o Grupo Brasileiro de Estudos do Câncer de Mama – GBECAM)!

Quem ‘emprestou’ o rostinho bonito para apoiar e representar a ação foi a linda da Paolla Oliveira, que para quem não sabe, já foi moradora da região da zona leste :)

Se cuide!

Você pode evitar o câncer de mama adotando medidas simples como o exame de Mamografia (melhor método para a detecção precoce da doença, e que deve ser feito a partir dos 35 anos – depois dos 40, deve ser feito anualmente), ou através da Ultrassonografia Mamária (indicada para verificar a existência de nódulos (e certificar se são císticos ou sólidos) e na avaliação de mamas com próteses) ou também pelo Auto-exame (que deve ser feito a partir da primeira menstruação – mas que não substitui os outros exames). O auto-exame deve ser feito uma vez por mês, logo após a menstrução, e de três maneiras:
Durante o banho: Com a pele molhada ou ensaboada, a mulher deve elevar o braço direito e deslizar os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita estendendo até a axila. Em seguida, fazer o mesmo na mama esquerda.
Deitada: colocar um travesseiro debaixo do lado esquerdo do corpo e a mão esquerda sob a cabeça. Com os dedos da mão direita, a recomendação é apalpar a parte interna da mama. Em seguida, basta inverter a posição para o lado direito e fazer o mesmo procedimento.
Diante do espelho: elevar e abaixar os braços em frente ao espelho. Com o movimento, observar se há alguma anormalidade na pele, alterações no formato, abaulamentos ou retrações nos seios.

Não deixe de se informar a respeito de ações próximas à sua cidade! É certeza de que algo benéfico estará rolando, pertinho de você!
#fiqueatenta #ficadica #secuide

Paulistana do signo de libra (em 02/10), que é casada e mãe coruja, e que ♥ adora chocolate, nerdiar na internet, ouvir música e viajar! Clica aqui para saber mais!