Maternidade

#FicaSamantha, uma luta de mãe e filha!

Eu, como mãe, me sinto no dever de ajudar uma mãe necessitada de ajuda! E é exatamente esse o meu objetivo com este post: fazer a minha parte para ajudar a Flávia a não perder sua filha Samantha para outra pessoa (o pai), outro país, outra língua, outros costumes, outras pessoas!

Entendam o caso:

Um casal de brasileiros (que se conheceram em época de escola) se reencontrou 15 anos depois, no Brasil. O casal (a mãe, Flávia Harpaz; e o pai, Mauricio Levy Sadicoff) decide morar nos EUA, e lá têem uma filha, em 2008. Com problemas na relação, o casal decide se separar, vivenciando um divórcio extremamente conturbado e conflituoso, e com a pequena Samantha quase para completar um ano de vida! A mãe (Flávia) acaba ganhando, nos EUA, uma ordem de proteção contra o pai, que se tornou violento. O pai é retirado de casa, com escolta policial. Alguns meses depois, sozinha com a filha e desesperada, a mãe ganha na justiça americana o direito de vir ao Brasil por 16 dias. Vem com a filha para o Brasil, e decide recomeçar a vida por aqui. E não volta mais… Cria, então, a menina ao lado dos próprios pais, e também dos avós paternos, todos moradores do Rio de Janeiro. A criança convive e interage com ambas as famílias intensamente, no Brasil (convívio esse que contém vídeos e fotos, todos postados na página do Facebook da campanha). Flávia tenta, em vão, vários acordos com o pai (uma das tentativas está postada no Facebook – uma carta). E faz questão de estimular o contato entre pai e filha, via skype, semanalmente. Inúmeros emails foram enviados pela mãe, convidando e pedindo ao pai que viesse ver a filha, no Rio de Janeiro. Ele, provavelmente magoado e com o orgulho ferido, nunca quis viajar ao Brasil para ver a menina em CINCO ANOS! Mesmo assim, ele optou por entrar com uma ação na corte de Haia, em 2010, alegando o sequestro de Samantha (ainda que seja filha de brasileiros e tenha 2 passaportes, o fato de ter nascido lá faz de Samantha uma Norte-Americana/Brasileira). O processo, iniciado pelo pai, acabou parando no STJ, há 1 mês atrás, e a mãe PERDEU. Resultado: uma brasileirinha de seis anos e meio, que nunca viu o pai (que, aliás, é acusado de ser violento) será DEPORTADA aos Estados Unidos. E para piorar a situação, Flávia (que foi acusada de sequestrar a filha americana) está proibida de voltar ao país ou vai presa por ordem do pai da criança. Na prática, ela vai literalmente perder a filha, sem chance sequer de visitá-la. A familia do pai é extremamente influente no judiciário brasileiro… Então, essa luta vem sendo desigual e bem injusta…

Quando uma mulher se torna mãe, ela passa a compreender todas aquelas preocupações da avó dela, da mãe dela… E passa a saber o motivo real pelo qual tantas avós e mães se preocupam com seus filhos e netos: amor! Toda mãe quer ter seu filho por perto, para cuidar, ensinar e mostrar como funcionam as coisas da melhor maneira possível!

Toda mãe se identifica com o ditado que diz que “meu filho é meu coração, batendo fora do peito”! Inclusive eu! E, acredito que com a Flávia não deve ser diferente… Por isso, me coloco no lugar, e fico imaginando as coisas que se passam pela cabeça dela! Imagino o medo de ficar longe da filha, a preocupação de ela ser alimentada, bem cuidada, enfim! Mil e uma preocupações que só mãe entende!

Eu não estou aqui para julgar o pai da Samantha! Estou aqui, abrindo espaço no meu blog, para apoiar o convívio de uma criança de 6 anos ao lado de sua mãe, que corre o risco de perdê-la para ser cuidada pelo pai, que pouco conhece sobre a filha! Amor por ela, acredito que esse pai tem, sim! Mas, amor maior seria se ele deixasse de lado diplomacia, mágoa, orgulho e política!

Tudo o que é feito para o bem é bem-vindo, e abençoado por Deus! Portanto, ajudem como puderem! Compartilhem como puderem! Canal em redes sociais não é problema: a campanha está no facebook.com/ficasamantha, no instagram.com/ficasamantha e também no twitter.com/ficasamantha!

Paulistana do signo de libra (em 02/10), que é casada e mãe coruja, e que ♥ adora chocolate, nerdiar na internet, ouvir música e viajar! Clica aqui para saber mais!