SAÚDE

Câncer de mama: os direitos da mulher

Como parte das ações promovidas pelo Outubro Rosa, o IAVB (Instituto Arte de Viver Bem, que nos últimos seis anos já distribuiu cerca de 2,5 milhões de cartilhas temáticas a hospitais, clínicas e mulheres em tratamento), publica a 6ª edição da cartilha Câncer de Mama – As Leis como suas Grandes Aliadas.
câncer de mama
O conteúdo da cartilha é variado, com informações sobre os direitos das mulheres acometidas pela doença e a importância de se valer desses benefícios como cidadã. “Por ser uma doença de alto custo, assim que sai o diagnóstico, a portadora de câncer de mama, munida dos documentos, já pode levantar o FGTS, PIS, PASEP, comprar um carro com isenção de IOF, ICMS, IPI, obter medicamentos pelos planos de saúde e de previdência privada, entre muitos outros”, afirma o advogado Paulo Morais. Além disso, as moradoras da cidade de São Paulo, que tiverem carro, podem ficar fora do rodízio por cinco anos, tempo que normalmente dura o tratamento.
“A grande maioria dos pacientes oncológicos do país desconhece as leis, por isto, que não paramos de publicar as cartilhas atualizadas, que viraram a bíblia das portadoras de câncer de mama”, enfatiza a fundadora do Instituto, Valéria Baraccat GYY.
O prefácio é do empresário e ex-piloto de Fórmula I e Indy, Emerson Fittipaldi, que apoia o IAVB há cinco anos por ter consciência do seu papel de cidadão. “As mulheres com câncer de mama tem que se superar a cada minuto, por isto, apoio integralmente o trabalho desenvolvido pelo IAVB e pela Casa da Mulher, que dão suporte para as portadoras da doença”, diz Fittipaldi. No Brasil, as taxas de mortalidade continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Segundo estimativa do INCA (Instituto Nacional de Câncer), surgirão mais de 57 mil novos casos de câncer, e o número de óbitos atingirá mais de 14 mil pessoas, em 2015.

O conteúdo da cartilha (com a íntegra das leis) pode ser acessado no site do IAVB (www.artedeviverbem.org.br), ou se você preferir, faça o download clicando aqui! ;)

Paulistana do signo de libra (em 02/10), que é casada e mãe coruja, e que ♥ adora chocolate, nerdiar na internet, ouvir música e viajar! Clica aqui para saber mais!