Datas Comemorativas

Vamos nos preparar para 2020?

Todo final de ano é a mesma ladainha: “ano que vem vou investir mais em mim, começar uma dieta, fazer mais exercícios, colocar mais limites, fazer mais do que gosto”. O ano passa e seguimos com as mesmas atitudes. E, obviamente, os mesmos resultados.

A falta de metas, de estratificação das propostas e de foco são os principais motivos que levam a maioria dos brasileiros a falharem nesta tarefa. Pensando nisso, a Especialista em Desenvolvimento Humano Rebeca Toyama preparou algumas dicas para que estes sejam cumpridos com êxito durante o próximo ano.

Uma dica chave da Rebeca é usar métodos de organização e ter metas claras. Segundo ela, “a melhor maneira para se organizar é ter pontos claros e metas a longo prazo, além de fazer um acompanhamento diário de como estão as ações específicas de cada objetivo. O que você está fazendo para alcançar? Essa é uma pergunta essencial”

As metas que estão fora da realidade e do propósito de vida de cada pessoa também contribuem para que esse planejamento não traga resultados. A especialista aconselha sempre a fazer um balanço das metas a cada três meses, para assim evitar frustrações.

Já para as pessoas que fizeram suas metas para o ano de 2019 e não conseguiram cumprir, o momento é de reflexão. Parar e refletir sobre o que se pode extrair dos aprendizados, é uma opção. “Lidar com as frustrações nunca é fácil, mas neste caso é necessário rever  se os propósitos realmente fizeram sentido e elaborar um plano de ação para essa correção de rota”, complementa, Rebeca. 

Como realinhar o planejamento?

Rebeca recomenda 5 passos para reavaliar o planejamento para 2020 antes mesmo da virada do ano:

1 – Faça uma boa retrospectiva do ano que passou, identificando erros e acertos paralelamente;

2 – Tenha metas claras e de longo prazo, além de escolher objetivos e metas alinhadas com o seus valores e propósitos. Investir em um caminho sobre o qual não se tem referência é árduo e levará mais tempo para se colher frutos;

3 – Não deixe de consultar periodicamente os objetivos propostos. Esteja sempre atento fazendo um acompanhamento diário ou mesmo mensal. Use um aplicativo, planilha ou lembrete para ajudar nesta tarefa;

4 – Revisite suas expectativas, reduzindo seu grau de ansiedade. Tentar reorganizar suas propostas dividindo em tarefas semanais ou mensais com precisão: dedicar um número de horas a determinadas atividades, conseguir poupar um valor definido de recursos, com foco;

5 – Celebre as metas atingidas. Isso ajuda a reduzir a cobrança e aumentar a autoestima em cada progresso.

Créditos da imagem destacada: Pixabay.

Preparados para 2020?! ✨?

Paulistana do signo de libra (em 02/10), que é casada e mãe coruja, e que ♥ adora chocolate, nerdiar na internet, ouvir música e viajar! Clica aqui para saber mais!