Sociedade

Câncer Infantil – Fique de olho!

Acredito eu que vocês saibam que faço parte da equipe do Mãe ao Cubo! Acertei? Bom, se não acertei, agora vocês já sabem! Visitando ele essa semana, encontrei uma matéria interessante, importantíssima e que se referia à crianças!
Como estamos no mês das crianças, até o dia 12 de Outubro, irei dedicar os posts daqui do blog à elas! E sendo um assunto tão delicado, envolvendo as crianças, não pude deixar de falar por aqui!
Me refiro ao câncer infantil!

A Acacci, Associação Capixaba contra o Câncer Infantil, desenvolve um programa de assistência integral às crianças, adolescentes e suas famílias, apoiando não apenas o tratamento, mas também oferecendo suporte econômico, social e psicológico a todos. Esse apoio garante a continuidade do tratamento dos pacientes e eleva a possibilidade de sucesso na luta contra o câncer. Em parceria com o Instituto Ronald McDonald e com o apoio do Governo do Estado do ES, a Acacci lançou em Outubro/2011, o Projeto Bem-Querer Diagnóstico Precoce do Câncer Infanto Juvenil, que objetiva o fortalecimento e articulação da rede de atenção oncológica.
Incentivando o diagnóstico precoce (cujas chances de cura são maiores que 80%), a Acacci criou um comercial para alertar sobre os sintomas do câncer infantil.

O câncer infanto juvenil é diferente do câncer dos adultos. Apesar de os tumores na infância e adolescência apresentarem diversos sintomas, crescerem mais rapidamente e serem mais invasivos, respondem melhor ao tratamento quando diagnosticados precocemente! De maneira geral, existem poucas maneira de prevenção para esta faixa de idade.
Existem dois tipos de prevenção do câncer: primária e secundária. A primária visa reduzir ou eliminar a exposição do indivíduo a fatores de risco comprovadamente cancerígenos. Para crianças e adolescentes a única prevenção primária é a vacinação contra hepatite B, já incluída no calendário de vacinação do Ministério da Saúde, eficaz na prevenção de um tipo de câncer do fígado. A secundária é a prevenção da evolução de um câncer já instalado. Para as crianças e adolescentes os testes de rastreamento não se mostraram eficazes e estão reservados para algumas situações clínicas, como síndromes genéticas, ou má formações.

Atenção para os sintomas!

[nggallery id=8]
Papai e mamãe, fiquem de olho nos sintomas! Se ocorrer algum deles de forma progressiva, procurem um pediatra!

Paulistana do signo de libra (em 02/10), que é casada e mãe coruja, e que ♥ adora chocolate, nerdiar na internet, ouvir música e viajar! Clica aqui para saber mais!