Sociedade

#PublicidadeInfantil: estamos de olho!

Na realidade, este post era para ter sido publicado antes do Dia das Crianças! Mas, como não tive tempo de finalizá-lo antes e como o assunto vai além do Dia das Crianças, ele continua valendo ;)

Nos últimos dias, muita coisa referente ao mesmo assunto aconteceu, possibilitando de eu falar aqui no blog, como por exemplo: o batepapo da segunda edição do Café com Blog (da revista KIDS in, onde a diretora da revista, eu e mais três blogueiras falamos sobre consumo infantil), o Dia das Crianças (que já passou) e algumas discussões no Facebook a respeito de publicidade infantil! E foi graças a tudo isso que decidi fazer essa postagem porque, na minha opinião, consumo infantil, dia das crianças e publicidade infantil tem muita coisa a ver!

Eu confesso que, na época em que eu participei do Café com Blog e em que eu li as publicações no Facebook falando sobre a publicidade infantil, eu ainda dava graças a Deus de o Diguinho não ter entrado na fase de pedir tudo o que via na tv… Só que, quando menos eu esperava, isso mudou! De um mês para cá, ele passou a se identificar com todos os brinquedos que passam nos milhões comerciais e apontar, querendo tudo ><' O mais desagradável é que, como o canal preferido dele é o Discovery Kids, e por lá rola muita publicidade, estou ficando injuriada com a programação, onde cada série de meia hora de duração, possui quase metade desse tempo preenchido por propagandas de brinquedos (conforme eu falei no post sobre o Café com Blog)!
Mas, não são apenas as quantidades de comerciais de brinquedos que me incomodam… Me incomodam também os incentivos mal-criados exibidos neles!

Pensando exatamente como eu, diversas mães (também insatisfeitas com a maneira abordada pelas empresas para chamarem a atenção das nossas crianças) resolveram arregaçar as mangas e lutar para que nossas crianças tenham direito a uma infância mais consciente e menos consumista!!!

Estou me referindo ao pessoal do Infância Livre de Consumismo (ILC), que assim como muitos outros pais, não acham eficaz a autorregulamentação que vem sendo feita em cima das publicidades infantis!

Com a palavra, ILC…

A autorregulamentação apresentada, vem sendo feita pelo próprio setor, obviamente despreocupado com a saúde e o bem-estar das crianças. Acreditamos que o Estado deve, sim, intervir nessa questão. Não podemos responsabilizar somente os pais e as mães por um problema que afeta e compete a toda a sociedade.
Queremos representar os pais sempre que for preciso. Queremos ser a entidade que coloca os pais nas mesas de debate para opinar sobre as questões da infância. Através do projeto Infância Livre de Consumismo, queremos contribuir para o debate sobre a regulamentação da publicidade infantil para que possamos chegar a uma solução que, de fato, defenda as crianças.
Junte-se à nossa causa!

Esse problema é tão sério que, publicidade infantil foi assunto de um estudo apresentado pelo Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) mês passado, em parceria com a ABA (Associação Brasileira dos Anunciantes). Tramita no Congresso há 12 anos o projeto de lei 5921/2001, que proíbe expressamente a publicidade e a propaganda para a venda de produtos infantis. O documento já foi apreciado por três comissões da Câmara dos Deputados e segue para a avaliação da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), que verifica se o texto está em conformidade com a Constituição Federal. (Leia a matéria na íntegra ou acompanhe o Projeto de Lei 5921/2001)

Se vocês, assim como eu e como o pessoal do Infância Livre de Consumismo, também não aceitam assumir esta responsabilidade sozinhos, participem desta união, para juntos fortalecermos essa corrente!
Colabore com a sua opinião, seja postando em seu blog ou em suas redes sociais (utilizando a hashtag oficial que é #publicidadeinfantil)! No site do ILC vocês encontram diversas outras maneiras de apoiarem a causa ;)

Paulistana do signo de libra (em 02/10), que é casada e mãe coruja, e que ♥ adora chocolate, nerdiar na internet, ouvir música e viajar! Clica aqui para saber mais!

Um comentário

  • Bárbara

    Essa questão da publicidade infantil é séria demais MESMO.

    Parece até mesmo que, por ser em um canal direcionado, a quantidade de propagandas é realmente excessiva. E não é só na Discovery Kids, no Cartoon Network ainda é píor, na minha opinião.